CCOPAB promove workshop internacional sobre proteção de civis em contextos instáveis
A abertura do workshop internacional de Proteção Integrada de Civis (Integrated Protection of Civilians - IPoC), promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), foi realizada no dia 3 de julho, no auditório da Escola Superior de Guerra (ESG), na Urca. O evento acontece ao longo desta semana, até o dia 7 de julho, com o objetivo de discutir a formação de novo currículo do Curso de Proteção de Civis para 2018.
Foto institucional
A palestra de abertura do Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, marcou o início do workshop. Em entrevista, ele destacou a importância da realização do evento para integração entre os diversos agentes que atuam no terreno humanitário e de missões de paz. Segundo ele, é preciso entender e respeitar os diferentes mandatos que regem as atividades de cada instituição para fortalecer a ideia principal: proteger os civis que vivem em países em conflito.
Abertura do workshop de POC
No primeiro dia, ministraram palestras o General Foster, Vice-Chefe do Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU; o General Novaes, Antigo Comandante do CIOpPaz; o Major Rozas, Antigo Oficial de Ligação da UNMISS (Sudão do Sul); a Dra. Lotte Vermeij, Assessora de Proteção de Mulheres na MONUSCO (República Democrática do Congo); Ricardo Oliveira, representante da REBRAPAZ (Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz); e Marta Garcia, da OXFAM.




Na programação do evento, também estão previstas palestras do antigo Comandante do BRABAT 24; do antigo integrante da UNPol na MINUSTAH; do Antigo Comandante do Contingente Uruguaio na MONUSCO; e de representantes da UNICEF Brasil; da Organização Médicos Sem Fronteiras - Brasil; do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados - ACNUR Brasil; do World Food Programme; e da International Organization for Migration.