Passagem de Comando do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
No dia 3 de fevereiro, ocorreu a passagem de Comando do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). O cargo de Comandante foi transmitido do Cel Inf Pedro Aurélio de Pessôa para o Cel Inf Luiz Fernando Estorilho Baganha.
Estiveram presentes ao evento autoridades civis e militares, destacando-se o Exmo Sr. Gen Div José Alberto da Costa Abreu, Comandante da 1ª Divisão de Exército, o Exmo Sr. Gen Div Mário Lúcio Alves de Araújo, Comandante da EsAO, o Exmo Sr. Gen Bda Carlos Maurício Barroso Sarmento, Comandante do GUES-9ª Bda Inf Mtz (Es),o Cel André Luiz Novaes Miranda, Ex-comandante do CCOPAB e o Cel Cunha, representando o Exmo Sr. Gen Ex João Carlos Vilela Morgero, Chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa (MD). Representando a família do Patrono do CCOPAB, Sergio Vieira de Mello, esteve presente o Sr. André Simões de Mello. Destaca-se também a presença da Sra. Rebeca Reichmann, Coordenadora da Área de Eliminação da Violência Contra as Mulheres (ONU Mulheres), da Sra. Veronique Collage, Agente Consular e Adida Cultural do Consulado da Bélgica e da Sra Cristiane Pilini, representando a Prefeitura de Mesquita – RJ, entre outras autoridades.
Após a formatura da Passagem de Comando e o Descerramento do Retrato do Comandante Sucedido, os presentes foram convidados a visitar o Pavilhão Integração, com suas salas: Alfa Ômega – Simulador de Tiro; Novo Horizonte – Auditório; e Adsumus – Desminagem Humanitária, além do Espaço Cultural Sergio Vieira de Mello, anexo ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Na oportunidade, o Conjunto Som da Paz do CCOPAB, contando com a participação de militares da Companhia Independente de Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro e militares da Banda de Música do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) realizaram apresentações musicais durante o coquetel.
Ao Cel Pessôa felicidades em sua nova comissão e ao Cel Baganha
sucesso na jornada que ora se inicia à frente do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).