Seminário de Líderes – Operações de Manutenção da Paz Américas – 2011 (OMP A - 2011)
No período de 28 de março a 1 de abril acontece no Rio de Janeiro, nas instalações do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e no Centro de Estudos de Pessoal (CEP),o Seminário de Líderes - OMP A – 2011. Esse evento é promovido pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos da América, e tem como anfitrião o Exército Brasileiro.
Além de estreitar as relações de amizade e confiança entre os Exércitos, esse Seminário tem o objetivo de prosseguir os aperfeiçoamentos doutrinários e metodológicos, constituindo-se em uma eficaz ferramenta para o adestramento e atualização de conhecimento dos seus participantes. A padronização alcançada no Seminário, permitirá a futura realização do Exercício de Posto de Comando, em maio de 2011, a ser sediado no Brasil.
Além do Brasil e Estados Unidos da América, o evento conta com a participação de representantes dos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Peru, Paraguai, El Salvador, Uruguai e de diversos Organismos Internacionais.
Primeiro dia - 28 de março:
O evento teve inicio às 08h30m, no CCOPAB, com a chegada dos representantes de países participantes, os quais foram recebidos pelo Cel. Pedro Aurélio de Pessôa, Comandante do Centro, e alguns de seus Oficiais. A abertura do Seminário foi procedida pelo General-de-Divisão Oswaldo Jesus Ferreira, Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar. A primeira palestra tratou sobre a Organização das Nações Unidas e foi proferida pelo Sr. Giancarlo Summa, da UNIC Rio (Centro de Informações da ONU – Rio de Janeiro). Em seguida o Tenente Coronel Carlos Socin, do Exército Argentino, falou sobre a Organização de uma Missão de Paz e as Relações de Comando. Após o almoço o Sr Stuart Warner, – representante do Exército dos Estados Unidos da América, explicou a Sistemática do funcionamento do CPX (Exercício de Posto de Comando) e em seguida o Sr. Ruben César, da ONG Viva Rio, falou sobre as Organizações Civis em uma Missão de Paz. Finalizando o dia, o Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga tratou a respeito da Organização de uma Força Militar e seu Estado-Maior.
À noite foi realizado um coquetel de boas-vindas, no Forte de Copacabana, com a presença dos participantes e da comissão de organização do evento.