CCOPAB inicia capacitação internacional em Proteção de Civis

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 03 de outubro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) iniciou o Estágio de Proteção de Civis (United Nations Protection of Civilians Course – UN POC), que tem como objetivo preparar militares e policiais para exercerem funções relacionadas à sistemática de Proteção de Civis, no âmbito das operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Estágio será desenvolvido em duas semanas (03 a 14 de outubro), tendo como participantes 54 discentes, brasileiros e estrangeiros. Os estagiários brasileiros são provenientes das três Forças Armadas, além das Polícias Militares dos Estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já os discentes estrangeiros são oriundos do Chile, Equador, Espanha, Moçambique, Peru e Uruguai, e foram matriculados no UN POC por intermédio de uma oferta apresentada pelo Brasil por ocasião da Conferência Ministerial de Manutenção da Paz, em dezembro de 2021.

Há alguns anos, o tema da Proteção de Civis vem ganhando cada vez mais relevância para as operações de paz, uma vez que os cenários onde elas estão desdobradas exigem respostas oportunas e adequadas aos crescentes desafios impostos aos capacetes azuis pelas ameaças e impactos negativos dos conflitos armados, sofridos pelas populações civis locais.

inicio poc out22 006inicio poc out22 007inicio poc out22 008inicio poc out22 009

FaLang translation system by Faboba