CCOPAB participa do United Nations Police Training Architecture Programme
Rio de Janeiro (RJ) – Em 20 de maio de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, deu prosseguimento, mediante seminário (on line), do United Nations Police Training Architecture Programme.
O referido programa é um esforço conjunto entre a Divisão de Polícia da ONU e o Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês), ambos do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas e Países Contribuintes de Polícia (PCC, sigla em inglês).
A 1º Ten QOPM Elaine Pereira MELERE, da Polícia Militar do Paraná, instrutora do CCOPAB, é integrante do Grupo Curriculum Development Group/CDG 03 (Monitoring, Mentoring & Capacity Building), juntamente com Oficiais Policiais oriundos da Alemanha, França, Holanda, Nepal, Portugal, dentre outros.
O principal objetivo do programa é o aprimoramento contínuo (desempenho e eficiência) dos Policiais da ONU (UNPOL, sigla em inglês) quando desdobrados em missões de paz. Na fase atual, o CDG 03 está na fase de revisão das atualizações doutrinárias, recentemente elaboradas, que farão parte do treinamento dos UNPOL antes do desdobramento.
No período de setembro de 2019 a abril de 2020, a 1º Ten PMPR Melere esteve desdobrada na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), desempenhando as funções de Individual Police Officer no Campo de Deslocados Internos (IDP Camp) na cidade de Bentiu.