Conjunto Som da Paz
O Conjunto Som da Paz é composto por integrantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro. O Som da Paz, após um período em recesso, retomou suas apresentações no dia 5 de julho, na passagem do aniversário do Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Coronel Baganha onde oportunamente o presenteou com o "Dobrado Comandante Baganha" e durante o Ice breaking do Estágio de Preparação de Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito, no dia 8 de julho, nas instalações do Espaço Cultural Sergio Vieira de Mello.
O Som da Paz surgiu no dia 9 de agosto de 2010, na realização da 2ª Assembléia Geral da Associação Latino-Americana dos Centros de Treinamento para as Operações de Paz (ALCOPAZ), onde na oportunidade se apresentou para militares da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai, como também aos representantes observadores do Canadá, Estados Unidos da América, França e Rússia. Formado por Militares Músicos e Cantoras da Divisão de Comunicação Social do CCOPAB, aptos a cumprirem singular e nobre missão: LEVAR A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO ENTRE OS POVOS TRAUMATIZADOS PÓS-CONFLITOS E CATÁSTROFES NATURAIS, buscando por meio de mecanismos culturais realizarem a inclusão social de crianças, jovens e adultos de qualquer classe social.
A música é arte de combinar os sons e expressar os sentimentos da alma. Ela busca desenvolver a mente, equilibrar as emoções proporcionando paz de espírito, na qual o indivíduo pode concentrar-se em qualquer campo de pesquisa e do pensamento filosófico, assim, o Conjunto Som da Paz tem se esmerado em buscar através dela propagar uma mensagem para o mundo com amor e dedicação na esperança de uma humanidade com um pouco mais de paz, esperança e alegria, que a música, principal ferramenta de integração universal, tem condições de realizar.
BRASIL! INTEGRAÇÃO!
Fotos: Sgt Hilton/CCOPAB