• Home
  • Artículos de Operaciones de Paz

A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas

O artigo tem como objetivo principal identificar e compilar as informações referentes às ações executadas pelo Estado Brasileiro, em cumprimento aos compromissos assumidos quanto ao pilar do desempenho & responsabilização, da iniciativa Action for Peacekeeping (A4P).

Visualizar artigo: Português - English - Español

 

 

VAZ, C. A. M. A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas: uma perspectiva brasileira. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 55, p. 69-86, 23 dez. 2021.

A percepção de uma peacekeeper brasileira na atualização do Manual de Implementação de Proteção de Civis para o Componente Militar

Já não é fato inédito, tampouco recente, o reconhecimento que o Brasil possui no cenário internacional no que se refere às Operações de Paz das Nações Unidas. Os treze anos em que a força brasileira esteve presente no Haiti (2004-2017), tendo, inclusive, oficiais brasileiros à frente do comando do componente militar na desafiante função de Force Commander, definitivamente levaram o reconhecimento das nossas tropas a um patamar superior.

Download do artigo: PORTUGUÊS

O desafio de proteger civis em face do crescente terrorismo na África

A nobre missão de proteger civis em áreas de conflitos armados vem experenciando desafios de caráter cada vez mais perigoso, seja para a já naturalmente vulnerável comunidade civil, seja para o próprio peacekeeper no terreno. 

Download do artigo: PORTUGUÊS

A Agenda Mulheres, Paz e Segurança e o Exercício Viking 22

O presente artigo tem por objetivo suscitar o debate sobre se as proposições da Agenda Mulheres, Paz e Segurança, advinda da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e outras posteriores sobre o tema, vêm sendo consideradas no que concerne à maior participação feminina em treinamentos, neste caso específico, usaremos o Exercício Viking como base de observação.

Download do artigo: PORTUGUÊS

Viking 2022: A necessidade do conhecimento linguístico para a imagem institucional

Desde os primórdios, a comunicação é ferramenta vital das interações humanas. Através dela, sociedades se ergueram, se desenvolveram e se fortaleceram. A História nos ensina que forças militares de países diferentes se aliaram para combater um inimigo comum nos mais diversos teatros de operação. Com o advento da tecnologia, as distâncias entre culturas foram encurtadas e a comunicação entre os indivíduos permanece ainda imperiosa para as relações humanas, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional.

Download do artigo: PORTUGUÊS

Confianza en desarrollo: el Brasil y los proyectos de Impacto rápido

Este Artículo busca analizar la relevancia de proyectos de impacto rápido (quick impact projects – QIPs) para la estabilización de Haití, así como el papel actual (y potencial) desempeñado por el contingente militar brasileño en el planeamiento y en la implementación de QIPs en misiones de paz.

Download de artículos: Portugués

NACIONES UNIDAS: Un abordaje de los principales temas discutidos en la actualidad

Este trabajo analiza los principales temas que discuten el Consejo de Seguridad, Asamblea General y Secretariado de las Naciones Unidas por intermedio de la revisión de resoluciones y artículos de la ONU. Los cambios con la implementación de los mandatos de protección de civiles llevaron a las Operaciones de Mantenimiento de la Paz a dar una atención especial a aquellos que no están involucrados directamente en el conflicto, comprometiendo a la propia ONU en actuar ofensivamente evitando masacres a civiles...

Download do artigo: Português - Inglês - Espanhol

El uso del asistente de lenguaje en misiones de paz de la ONU

Según Fontoura (2009), en el mundo actual, enmarcado por conflictos en diferentes regiones, las Operaciones de Mantenimiento de la Paz (OMP) lançadas por la Organización de las Naciones Unidas (ONU) constituyen la expresión más elocuente del compromiso solidario de la comunidad internacional con la promoción de la paz y seguridad. Su origen remonta al periodo entre 1919-1939, pero, como tales, las operaciones de paz no fueron previstas en la Carta de la ONU escrita en el año 1945, evoluyendo gradualmente en la institución. Las OMP representan una respuesta a las transformaciones y desafios de un mundo globalizado, en lo cual tensiones étnicas, religiosas, sociales, políticas e ideológicas se multiplican y se refuerzan...

Download do artículo: Português - Inglés - Español

  • 1
  • 2
FaLang translation system by Faboba