Teve início no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) mais uma edição do Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino (EPESFOP/2025), dividido em duas etapas: uma fase virtual e uma semana presencial, com atividades práticas alinhadas às exigências do ambiente operacional internacional.
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) deu início ao Estágio de Proteção de Civis (Protection of Civilians – PoC 2025-2), cujo objetivo é capacitar militares e agentes de segurança pública para atuar em missões de paz sob a égide das Nações Unidas, com ênfase nas medidas de proteção de civis, na tomada de decisão em nível tático, na coordenação cívico-militar (CIMIC), no arcabouço legal aplicável, na resposta à violência sexual em conflitos armados e nos fundamentos do mandato de Proteção de Civis.
No período de 15 a 26 de setembro de 2025, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) sediou o Training of Trainers Military Gender Adviser (ToT MGA), conduzido pelo United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) – Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas. A atividade reuniu militares e civis de seis países – Brasil, Costa do Marfim, Vietnã, Tailândia, Gana e Paquistão – totalizando 12 participantes.
Entre os dias 09 e 17 de setembro, o CCOPAB conduziu o preparo para a Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV) de Engenharia da Organização das Nações Unidas (ONU) no 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6° BECmb).
Rio de Janeiro/RJ – Dia 06 de junho de 2025, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) foi realizada a formatura de encerramento do Estágio Preparatório para Missões de Paz (EPMP).