CCOPAB realiza EAOP da Cia PE F Paz para UNPCRS

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil-CCOPAB coordenou o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) cujo objetivo foi preparar a Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz oferecidas para o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) . Na ocasião, o Cel Menezes Melo, da Divisão de Missões de Paz do COTer destacou que “ a ONU solicitou a possibilidade de emprego do Brasil como contribuinte para Missões de Paz. Em consequência, o Exército ofereceu como capacidades um Batalhão de Infantaria de Força de Paz, uma Companhia PE de Força de Paz, uma Companhia de Engenharia e um Hospital de Campanha. Atualmente estamos no preparo desta Cia PE F Paz”.

A finalidade do exercício é proporcionar a Companhia praticar o que está previsto no CPTM (Core Pre-deployment Training Materials), treinamento básico previsto para todos os capacetes azuis que participam de missões de paz das Nações Unidas. O CPTM engloba assuntos como estrutura legal das Nações Unidas; direitos humanos; proteção à criança; mulheres, paz e segurança; exploração e abuso sexual; meio ambiente; logística e regras de engajamento.

Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias que envolvem tarefas normalmente designadas a uma Cia PE, tais como: controle de vias, escolta de comboios, escoltas VIP, inspeção ambiental por parte da ONU e patrulhas, dentre outros.Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais da Companhia, pois simulam o Ambiente Operacional no qual a tropa será inserida. “ O foco do Exercício Avançado de Operações de Paz, são aqueles incidentes relativos às Nações Unidas, o que chamamos de “concepção azul” do treinamento”, disse o Cel Machado, comandante do CCOPAB.

Na manhã de quinta- feira, 18/10, foi realizada uma formatura de encerramento na Base da Cia PE F Paz. A Análise Pós Ação (APA) do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP)foi conduzida pelo CCOPAB, que ao final certificou o treinamento do efetivo envolvido, com relação aos padrões estabelecidos pelo DPKO.Para isto, o CCOPAB mobilizou 93 (noventa e três) militares, sendo 29 (vinte e nove) da DIREX (Direção do Exercício), 7 (sete) OCAs (Observadores, Controladores e Avaliadores), 37 (trinta e sete) da figuração, 16 (dezesseis) na segurança e 4 (quatro) da saúde.

O que é o UNPCRS

Sistema pelo qual os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam à disposição tropas e pessoal especializado, a serem empregados nas Operações de Paz sob a égide das Nações Unidas, em local e momento oportuno. O UNPCRS (Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) tem o objetivo de estabelecer um processo dinâmico entre a ONU e os Estados-Membros, de modo a assegurar prontidão adequada das tropas de força de paz disponibilizadas.

UNPCRS PE out18 001UNPCRS PE out18 002UNPCRS PE out18 003UNPCRS PE out18 004UNPCRS PE out18 005UNPCRS PE out18 006UNPCRS PE out18 007UNPCRS PE out18 008UNPCRS PE out18 009UNPCRS PE out18 010UNPCRS PE out18 011UNPCRS PE out18 012UNPCRS PE out18 013

FaLang translation system by Faboba