Dia do Peacekeeper

Nesta sexta-feira, 29 de maio, O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil celebrou o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. O evento foi marcado por uma formatura que contou com a presença dos presidentes da Associação dos Integrantes do Batalhão Suez e da Força Armada Interamericana Brasileira, além de ex-integrantes de Missões de Paz. Na oportunidade foi realizada leitura da Ordem do Dia, do Ministro da Defesa, relativa ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas e o Comandante do CCOPAB, Coronel José Ricardo Vendramin Nunes fez uso da palavra. Foi posicionada uma corbelha de flores no Monumento em homenagem aos que faleceram em Missões de Paz. Ato contínuo se deu o Toque de Silêncio.

O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense. A partir daí, um grande esforço foi empregado em busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais.
O Brasil participa das missões de paz da ONU desde 1957, quando enviou tropas para o Canal de Suez, no Egito, no conflito existente entre o Estado de Israel e os Árabes.

dia pec1dia pec2dia pec3dia pec4dia pec6dia pec5

FaLang translation system by Faboba