CCOPAB realiza o Exercício Avançado de Operações de Paz e certifica o BRABAT 25

Jaboatão dos Guararapes (PE) – No dia 21 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou a Cerimônia de Certificação do Batalhão de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês) que irá compor o 25º Contingente Brasileiro para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH, sigla em francês). A atividade ocorreu durante Análise Pós-Ação (APA) do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) com objetivo de entregar os Diplomas de Certificação do Batalhão em conformidade com as normas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A APA foi iniciada pelo Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, Comandante do CCOPAB e Diretor do EAOP e contou com as presenças do Gen Bda Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) e Coordenador do Preparo do 25º Contingente, do Coronel Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 25º Contingente Brasileiro (BRABAT 25) e do Tenente Coronel Urubatã Muterle Gama, Comandante do Centro de Avaliação e Adestramento do Exército (CAADEX). Destaca-se a participação do Cel Ricardo Pereira de Araújo Bezerra, antigo comandante do BRABAT 23, na condução da apresentação das observações colhidas por cada Observador Controlador e Avaliador (OCA) baseadas nas mais recentes experiências colhidas durante a missão no 23º Contingente Brasileiro.

O EAOP foi desenvolvido desta vez no perímetro urbano da cidade de Jaboatão dos Guararapes, o que exigiu uma complexa logística de material e pessoal para coordenar, avaliar e certificar as atividades desenvolvidas pelo BRABAT 25. Trabalharam em prol do exercício militares das três forças coirmãs, voluntários civis, tripulações de duas aeronaves da Aviação do Exército e representantes de órgãos de segurança pública local.

Durante a primeira semana do Exercício, o BRABAT, composto por militares do Exército, da Marinha do Brasil e um pelotão de infantaria da Força Aérea Brasileira, foi empregado na reação a incidentes que simularam situações passíveis de serem encontradas no Haiti com ênfase na avaliação dos grupos de combate e pelotões. Todos os pelotões receberam das mãos do Comandante do CCOPAB a certificação da aptidão para o desdobramento na MINUSTAH.

A segunda semana do exercício tem por objetivo avaliar o Estado-Maior do BRABAT no contexto das Operações de Paz, mantendo a execução dos incidentes de tropa no terreno, exigindo um trabalho coordenado bastante similar ao que será encontrado no Haiti. Esta fase é realizada dentro de um contexto de alta complexidade, exigindo elevado grau de conhecimento das Regras de Engajamento e todos os demais conhecimentos inerentes ao emprego em missões de paz.

certificacao brabat25 001certificacao brabat25 002certificacao brabat25 003certificacao brabat25 004certificacao brabat25 005

FaLang translation system by Faboba