Fragata “Liberal” realiza exercícios de preparação para missão no Líbano

No período de 18 a 29 de julho de 2016, foram realizados os Exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz (EBOP/EAOP) para a tripulação da Fragata “Liberal”, que assumirá a Missão de Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL) em setembro, substituindo a Fragata “Independência”.

O EBOP consiste na realização de adestramentos no Simulador Tático do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), da Marinha do Brasil e a bordo do próprio navio ancorado, enquanto o EAOP consiste na realização de adestramentos no mar. Este último permite um maior grau de realismo na geração das ameaças simuladas e uma melhor avaliação das ações empreendidas pelo navio.

O EBOP contemplou, a bordo do navio, exercícios de Controle de Avarias (CAV), guarnecimentos do Grupo de Reação a Ameaças Assimétricas (GRAA), do Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa (GVI/GP), além de exercícios de Operações de Interdição Marítima (MIO), estes últimos conduzidos no auditório e no Simulador Tático do CAAML pelo CCOPAB.

O EAOP permitiu a realização de exercício de tiro com as baterias principal (canhão de 4,5”) e as secundárias (as metralhadoras .50 e com os canhões de 40mm) sobre alvo à deriva, bem como o exercício de trânsito sob ameaça aérea, cuja vaga atacante foi representada por duas aeronaves AF-1 (A-4 Skyhawk) e também exercício de guarnecimento e envio do Grupo de Visita e Inspeção, com a Fragata “União” atuando como contato de interesse.

Adicionalmente, o CCOPAB realizou adestramentos diários de Operações de Interdição Marítima (MIO) com os diversos quartos de serviço do Passadiço e do Centro de Operações de Combate (COC), utilizando-se o próprio Sistema de Controle Tático (SICONTA) da Fragata “Liberal”.

Adicionalmente, e de forma inédita, foram incluídos exercícios de Operações Aéreas simulando Evacuações Aeromédicas (EVAM), exigindo da equipe de saúde de bordo o cumprimento dos procedimentos de primeiros socorros, estabilização, trânsito a bordo e geração dos documentos necessários para a retirada do paciente de bordo, por aeronave, além de se simular um Resgate no Mar em Larga Escala, representando o encontro com embarcação de refugiados no Mediterrâneo.

 

EVAM 1EVAM 2EVAM 3Guarnecimento GRAA2Guarnecimento GRAA 1GVI 1GVI 3MIO COC1MIO COC3Tiro canhão 40mm

FaLang translation system by Faboba