Instrutor do CCOPAB realiza palestra ao Instituto Meira Mattos da ECEME
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 07 de junho de 2023, o Capitão LUCAS BASTOS DE SOUZA, Instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), proferiu uma palestra sobre o tema “Preparação de Contingentes para a Operação Acolhida”, atendendo a uma solicitação do Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
A audiência foi composta por docentes e alunos dos cursos de doutorado e mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), sendo apresentada a contribuição do CCOPAB na preparação dos contingentes que irão compor a Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação Acolhida), por meio de instruções relativas à Coordenação Civil-Militar, com ênfase da ligação entre o público militar e os agentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para a Migração (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), dentre outras instituições, por ocasião da operação humanitária.
Adicionalmente, foram apresentadas as simulações desenvolvidas pelo CCOPAB, no período de preparação dos contingentes, que buscam reproduzir as atividades que serão executadas pelos militares, nas cidades de Boa Vista (RR) e Pacaraima (RR), com destaque para as rotinas de abrigamento e dos Postos de Recepção e Identificação (PRI), Recepção e Apoio (PRA) e Interiorização e Triagem (PI Trg).