CCOPAB participa de workshop do Exercício VIKING 22

Enköping (Suécia). No período de 13 a 20 de novembro de 2021, o Major Rodrigo Berbert Eiras, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, integrando comitiva da Divisão de Missões de Paz, do Comando de Operações Terrestres (COTER), participou de reunião de planejamento relacionada à Operação VIKING 22.

A atividade reuniu os integrantes das equipes da Direção do Exercício/DIREX (Brasil, Estados Unidos, Finlândia, Noruega, ONU e Ucrânia), com o objetivo de definir a “linha do tempo” e os incidentes da VIKING 22 - problemas simulados que comporão a dinâmica do exercício e que refletirão situações reais ocorridas no âmbito das operações de manutenção da paz da ONU e das missões da OTAN (Main Event List/Main Incident List).

Sendo co-presidido pelas Forças Armadas da Suécia e pela Academia Folke Bernadotte, o Exercício VIKING é, por definição, uma plataforma de treinamento projetada para preparar militares, policiais e civis em uma situação de crise. O exercício é multidimensional, multifuncional e multinacional, empregando modernos conceitos operacionais, sendo considerado, atualmente, o maior exercício do mundo em seu gênero.

De forma inédita, a última edição do Exercício VIKING ocorreu no Brasil, no período de 16 a 26 de abril de 2018, quando o Exército Brasileiro participou do exercício mediante o desdobramento de um sítio remoto que operou simultaneamente com o país sede (Suécia) e mais quatro países europeus (Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária). O Brasil sediará, também em 2022, a próxima edição do Exercício VIKING (sítio remoto).

preparacao viking22 nov21 003preparacao viking22 nov21 004preparacao viking22 nov21 008preparacao viking22 nov21 007preparacao viking22 nov21 002preparacao viking22 nov21 001

FaLang translation system by Faboba