CCOPAB e Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) participam de reunião de coordenação do Exercício VIKING 2022
Rio de Janeiro (RJ). No período de 8 a 10 de novembro de 2021, instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar e a Coordenadora Geral e integrantes da REBRAPAZ participaram de reunião de coordenação relacionada aos planejamentos iniciais da Operação VIKING 2022. A atividade esteve sob a condução e coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER).
Sendo co-presidido pelas Forças Armadas da Suécia e pela Academia Folke Bernadotte, por definição, o Exercício VIKING é uma plataforma de treinamento projetada para preparar militares, policiais e civis com a finalidade de prepará-los para uma situação de crise. O exercício é multidimensional, multifuncional e multinacional, empregando modernos conceitos operacionais.
Adicionalmente, o Exercício VIKING é caracterizado por ser um exercício de simulação de Posto de Comando (Conjunto e Combinado), apoiado por meios da tecnologia da informação (TI) e baseado em uma abordagem de amplo espectro, com foco na cooperação entre relevantes atores em Operações de Paz sob o Capítulo VII da Carta das Nações Unidas, sendo considerado, atualmente, o maior exercício do mundo em seu gênero.
De forma inédita, a última edição do Exercício VIKING também ocorreu no Brasil, no período de 16 a 26 de abril de 2018, quando o Exército Brasileiro participou do exercício mediante o desdobramento de um sítio remoto que operou simultaneamente com o país sede (Suécia) e mais quatro países europeus (Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária). Naquela ocasião, coube ao COTER conduzir o exercício em instalações do Quartel-General do Comando Militar do Planalto e do Quartel-General do Exército.