CCOPAB contribui com o Programa Mais Brasileiros pela Paz (#MB4P)
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar – vem contribuindo com o Programa Mais Brasileiros pela Paz (#MB4P), do Comando de Operações Terrestres (COTER).
O referido programa (#MBP4) está a cargo da Inspetoria Geral das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares (IGPM/COTER) com a finalidade de esclarecer, divulgar e conscientizar a importância da participação do componente policial nacional nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas, fortalecendo, assim, o Brasil como um tradicional País Contribuinte de Polícia (“Police Contributing Country”) no sistema ONU.
Desta forma, no período de 20 de setembro a 12 de novembro de 2021, no contexto do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP 2021.2), o CCOPAB vem capacitando policiais militares os quais serão, em breve, desdobrados como “United Nations Police Officers/UNPOL”.
Atualmente, cinco integrantes, oriundos das PMBA, PMES, PMPE, PMRN e PMSC realizam o EPMP 2021.2 em conformidade com a grade curricular definida pelo Departamento de Operações de Paz da ONU (Core Pre-Deployment Training Material e Specialized Training Material), preparando-lhes para exercer funções relacionadas a “Individual Police Officers”.
Além do corpo docente do Centro Sergio Vieira de Mello, o processo de ensino-aprendizagem tem sido conduzido, também, pelo imprescindível apoio de instrutores convidados das seguintes instituições: BMRS, PMERJ, PMESP e PMRN.
O CCOPAB é certificado no “United Nations Police Officers Course” pelo Serviço de Treinamento Integrado do Departamento de Operações de Paz da ONU.
Para esclarecimentos sobre o #MB4P, os links a seguir oferecem maiores informações (http://www.coter.eb.mil.br/index.php/mais-brasileiros-pela-paz e http://www.coter.eb.mil.br/index.php/noticias-do-coter/103-mais-brasileiros-pela-paz/1860-gfdgfdgfdgfdgfd).