CCOPAB lembra sucesso brasileiro no Haiti em Simpósio Internacional
Marcar o êxito da trajetória brasileira nos 13 anos em que participou da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) foi o objetivo do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) ao coordenar o Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um caso de Sucesso”.
Realizado nos dias 18 e 19 de outubro nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), o Simpósio abordou temas relevantes às ações desencadeadas pelo componente militar da MINUSTAH no país caribenho, destacando-se: início da missão; estabilização do Haiti; ações humanitárias e o terremoto de 2010; Furacão Matthew e desmobilização do contingente.
Foto Institucional
A abertura do Simpósio contou com a presença do Exmo Sr Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e dos Comandantes das três Forças: General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro;Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Força Aérea Brasileira, e do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, Comandante Interino da Marinha do Brasil. Também estiveram presentes na abertura o Antigo Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Antigo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo Martins Peri; da Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Deputada Federal Bruna Furlam; além de outros oficiais generais, militares estrangeiros, adidos e militares das Forças Armadas.
A primeira palestra do Simpósio foi ministrada pelo General de Exército Enzo Martins Peri, Antigo Comandante do Exército, abordando o tema "Perspectivas Política e Estratégica no período inicial da MINUSTAH". O General relembrou as adversidades vivenciadas pelo componente militar nos primeiros anos da missão, marcadas pelo confronto com gangues haitianas, ressaltando o profissionalismo dos militares brasileiros no cumprimento da missão.
Já na exposição da Embaixatriz Roseana Aben-Athar Kipman, foi abordado o aspecto humano do militar brasileiro no contato com a população do Haiti. Nas palavras da Embaixatriz: "vi com meus próprios olhos o empenho e a dedicação acima do dever dos valorosos homens e mulheres das Forças Armadas do Brasil, especialmente no trágico episódio do terremoto. Foi uma experiência emocionante e que deve ser mais conhecida pela população brasileira".
Entre os palestrantes, participaram alguns dos antigos Force Commanders da MINUSTAH como: Gen Ex José Elito Carvalho Siqueira, Gen Div Floriano Peixoto Vieira Neto, Gen Div Luiz Guilherme Paul Cruz, Gen Div Luiz Eduardo Ramos e Gen Div Ajax Porto Pinheiro, último Force Commander da MINUSTAH.
Destaca-se ainda a participação, como palestrante, do Gen Div André Luis Novaes Miranda, Comandante de Tropas do Exército do 3º Contingente Brasileiro na MINUSTAH; do Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Antigo Assessor do 1º Force Commander da MINUSTAH; do Senhor Niky Fabiancic, Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil; da Promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma; do Brigadeiro José Maria Lins Calheiros, Coordenador do Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira no apoio às vítimas do terremoto de 2010; do Tenente-Coronel (R1) Sérgio Luiz Cruz Aguilar, Professor Dr. de Relações Internacionais da UNESP-Marília; do Coronel Policial Militar Francisco Luiz da Fonseca Issa, Oficial de Investigação e Inteligência do IDP Camp Unit, UNPOL; da Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, Diretora do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores; e do jornalista Luis Kawaguti.
Ao final do primeiro dia de simpósio, houve o lançamento do livro "A participação do Brasil na MINUSTAH (2004-2017): percepções, lições e práticas relevantes para futuras missões", uma co-edição entre o CCOPAB e o Instituto Igarapé. A obra é uma coletânea de 13 artigos, de autoria de civis e militares, abordando o esforço integrado durante a MINUSTAH.