Exercício Multinacional de Operações de Paz Américas 2012-1
Foi realizado, no período de 30 de abril a 10 de maio, o Exercício Multinacional de Operações de Paz – OMP Américas 2012, na cidade de Santiago, no Chile.
O Exercício contou com a participação de 16 países americanos e foi conduzido pelo Estado Maior Conjunto do Chile, em cooperação com o Comando Sul dos Estados Unidos da América.
O Exercício foi dividido em duas fases distintas. A primeira fase consiste em um seminário de líderes, realizado no Centro Conjunto para Operações de Paz do Chile (CECOPAC), e destinou-se aos oficiais superiores, tendo como objetivo divulgar conhecimentos importantes acerca das operações de manutenção da paz multidimensionais.
A segunda fase foi realizada a partir do dia 2 de maio e compreendeu o exercício propriamente dito, objetivando que os diferentes atores tomassem decisões face a uma simulação virtual onde um país fictício vivia uma operação de manutenção da paz sob a égide da ONU.
Participaram das atividades militares da Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Peru, Paraguai, Uruguai, El Salvador e República Dominicana. Estiveram presentes, como observadores, Espanha, Mongólia e Indonésia, bem como representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Associação Latinoamericana de Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ).