Ministro da Defesa recebe, no CCOPAB, a Drª MICHELE BACHELET - DIRETORA EXECUTIVA DA ONU MULHERES
A Drª MICHELLE BACHELET, ex-presidente do Chile, que atualmente desempenha as funções de Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas e de Diretora-Executiva da ONU Mulheres Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, foi recebida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no dia 16 de dezembro de 2011.
Estiveram presentes ao evento o General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército; o Ten Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa; o General de Divisão Oswaldo de Jesus Ferreira, Comandante da 1ª Divisão de Exército, entre outras autoridades civis e militares. Durante a visita foi assinada uma Carta de Intenção entre o Ministério da Defesa do Brasil e a ONU Mulheres relativa à proposta de cooperação na área de gênero, paz e segurança. Entre as ações previstas, ressalta-se o trabalho conjunto entre o CCOPAB e o Escritório Regional da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, no treinamento de tropas de paz em questões de gênero. Para tal, deverá ser firmado oportunamente um Memorando de Entendimento entre as partes.
Na oportunidade, o Cel Pedro Aurélio de Pessôa, Comandante do CCOPAB, realizou uma palestra institucional do centro, apresentando sua missão e as principais atividades realizadas durante o ano. Foi ainda enfatizado pelo Cel Pessôa que o dia da visita coincidia com o encerramento do ciclo de atividades instrucionais de 2011, com a conclusão de dois estágios preparatórios para missões de paz, a saber: o Estágio de Preparação para a Força Tarefa Marítima (FTM) na Missão Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) e o Estágio de Preparação de Estado-Maior para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH); e ainda o Estágio de Desminagem Humanitária, destinado a preparar oficiais para integrarem o grupo de Monitores Internacionais na Colômbia (GMI-CO).