Curso de Preparação para Jornalista em Áreas de Conflito
A aula inaugural foi proferida pelo General-de-Brigada CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército.
Além das instruções teóricas, os alunos foram inseridos no contexto de um país fictício – o TUDISTÃO, dividido por uma guerra civil e atualmente palco de uma missão - também fictícia, das Nações Unidas, a UNMITUD (UN Mission in Tudistan).
Também participaram de conferências versando sobre o papel da mídia no cenário global, a influência da mídia nos conflitos, procedimentos éticos para a mídia e amparo jurídico para a imprensa.
Durante o exercício no terreno, os alunos acompanharam uma das companhias do batalhão que se encontrava desdobrada junto à fronteira. Na oportunidade aprenderam a identificar riscos e a proceder diante de situações perigosas, tais como bombardeios aéreos e terrestres, campo minado, área batida por fogos de armas automáticas e conduta como refém. Além de ter adquirido noções básicas de orientação, primeiros socorros e identificação de material bélico.
Os alunos produziram trabalhos sobre a situação no Tudistão, divididos em grupos. Esses trabalhos foram apresentados em fóruns em tempo para isso destinado.