As Instruções Preparatórias de Unidades Aéreas (IPUNAER) tem como objetivo a manutenção da capacitação dos recursos humanos componentes dos projetos A-29 (Super Tucano), C-105 (Amazonas) e H-60L (Black Hawk), ofertados ao Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System, UNPCRS).
Duração: As Instruções possuem a duração total de duas semanas na modalidade presencial, sendo a primeira voltada aos temas presentes no conteúdo dos Módulos de Treinamento de Pré-desdobramento para missões de paz (Core Pre-Deployment Training Material, CPTM), do Serviço de Treinamento Integrado do Departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), e a segunda aos assuntos do United Nations Specialized Training Material for Military Aviation Unity (UN MAU STM 2018) e do United Nations Peacekeeping Missions Military Aviation Unit Manual, de 2021.





Diferente dos Estágios ministrados pelo CCOPAB, nos quais a ênfase se dá na preparação individual dos componentes militares, policiais ou civis, os Exercícios Básico de Operações de Paz (EBOP) e Avançado de Operações de Paz (EAOP) são exercícios aplicados ao final do período de preparação das tropas à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System, UNPCRS), com a finalidade de avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional da tropa em uma operação de paz e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os seus integrantes.
Durante o exercício, dentro de sua área de responsabilidade, a tropa deve desenvolver e participar de diversas atividades sincronizadas conforme uma matriz de eventos. Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício, que são desencadeadas com o auxílio de jornalistas, órgãos de segurança pública, acadêmicos e da própria população local. Dentre inúmeras situações e eventos, pode-se destacar o relacionamento com ONGs, Organizações Internacionais, Operações de Cooperação Civil-Militar (CIMIC), relacionamento com líderes locais etc. Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de um Batalhão de Infantaria de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade ao qual a tropa será inserida.
Duração: Os Exercícios Básico de Operações de Paz (EBOP) e Avançado de Operações de Paz (EAOP) são desenvolvidos no intervalo de uma ou duas semanas, de forma presencial e inteiramente prática.


