O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e o Departamento de Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (Departament of Peacekeeping Operations – DPKO/ONU) promoveram de 15 a 26 de abril, nas instalações do Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava – Petrópolis-RJ, o Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz (Training Of Trainers Course for Staff Officers).
Na segunda semana de curso, quarto dia, 25 de abril, os grupos reuniram-se em salas separadas para continuarem a execução do "Exercício prático de atividade de Estado-Maior". No período da manhã, os alunos receberam missões do Staff da ONU para tomadas de ações e decisões em situações hipotéticas de gerenciamento de crise.
Na segunda semana de curso, terceiro dia, 24 de abril, os grupos reuniram-se em salas separadas para continuarem a execução do "Exercício prático de atividade de Estado-Maior". Durante todo o dia, os alunos receberam missões do Staff da ONU para tomadas de ações e decisões em situações hipotéticas de gerenciamento de crise.
Comemorou-se neste dia 19 de abril, os 365 anos do Exército Brasileiro. Foi realizada, no Campo de Parada Brigadeiro Sampaio, na Vila Militar, uma formatura alusiva à data.
Representando o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, estiveram presentes o Comandante do CCOPAB, Coronel Luiz Fernando Estorilho Baganha, e um grupamento de militares deste Centro.
Na segunda semana de curso, segundo dia, 23 de abril, o diretor do curso e instrutor da ONU, Tenente Coronel Asif Chaudhry, do Exército do Paquistão apresentou aos alunos uma "Introdução a Gerenciamento de Crise".
Após, o instrutor convidado da ONU, Major Titel Iova, do Exército da Romênia passou para os alunos as instruções para aplicação do "Exercício prático de atividade de Estado-Maior".
Dando prosseguimento na segunda semana do curso, no dia 22 de abril, o instrutor da ONU, Tenente Coronel Richard Zabot, da Força Aérea da França, iniciou as atividades falando sobre "Coleta de Informações". Dentro do contexto, os alunos, formados em grupos, reuniram-se para executar um planejamento e apresentar à turma.