CCOPAB: 20 anos de excelência na preparação para operações de paz
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) celebra 20 anos de excelência na preparação de militares, policiais e civis para missões de paz e desminagem humanitária. Criado em 2005, em resposta à necessidade de treinar contingentes para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), o Centro rapidamente tornou-se uma referência internacional. Desde a sua origem, vem buscando congregar os integrantes dos diferentes públicos, visando atender as necessidades de organismos como a ONU e a OEA.
Ao longo dos anos, o CCOPAB inovou com a criação de cursos individuais para superar os desafios contemporâneos das operações de paz. Recentemente, lançou capacitações como o National Investigation Officer Course (NIO), focado na investigação de condutas inadequadas em missões da ONU, e o Estágio de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP), que busca a maior participação de civis brasileiros na entidade. Além disso, cursos como o de Prevenção de Exploração, Abuso e Assédio Sexual (PSEAH) e o de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) demonstram o compromisso do Centro com a constante atualização de conteúdo.
Mesmo sem tropas desdobradas no exterior, o CCOPAB mantém o adestramento de unidades do Exército e Força Aérea inseridas no United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS).
Além disso, a participação no treinamento dos contingentes da Operação Acolhida, que presta assistência humanitária a refugiados e migrantes venezuelanos, reforça sua capacidade de adaptação a diferentes contextos operacionais.
Ao completar duas décadas, o CCOPAB reafirma seu compromisso com a excelência, garantindo que o Brasil continue desempenhando um papel importante na formação dos capacetes azuis. Seu legado é a inovação contínua e a formação de profissionais altamente qualificados para atuar em ambientes complexos e desafiadores.
Juntos somos mais fortes!
Integração!