Oficial do CCOPAB participa como Observador Militar na Síria

TC Salomão da Força Aérea.
O Tenente Coronel Salomão, da Força Aérea Brasileira, foi convocado em maio desse ano para compor uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) como Observador Militar na UNSMIS - United NationsSupervisionMission in Syria (Missão de Supervisão das Nações Unidas na Síria). A missão tinha por objetivos monitorar a cessação da violência armada em todas as suas formas cometidas por quaisquer partes e monitorar e apoiar a aplicação integral do plano de seis pontos do enviado especial, Mr Kofi Annan.

Mapa da Síria.
O efetivo de Observadores do Brasil era de 11 militares (03 da Marinha do Brasil, 05 do Exército Brasileiro e 03 da Força Aérea Brasileira). Ao chegarem à cidade de Damasco, capital da Síria, os militares brasileiros receberam um rápido treinamento formativo para se ambientarem com todas as peculiaridades da missão, recebendo informações sobre o "Six Point Plan" (Kofi Annan), relacionamento com a mídia, considerações sobre a cultura local, direitos humanos, entre outros. Vale salientar que o Estágio Preparatório para Missões de Paz (EPMP) ministrado pelo CCOPAB foi de grande valia para agregar conhecimentos. Após essa ambientação, os militares foram subdivididos para atuar nos diversos Team Sites, situados por todo o país. O Tenente Coronel Salomãojuntamente com o Major Bordeaux, do Exército Brasileiro, foram designados para a cidade de Aleppo, a 361 km ao norte de Damasco.


Deslocamento dos Observadores Militares para a Cidade de Aleppo.
Envelope de Segurança
Durante os dois primeiros meses de missão, os reconhecimentos e as patrulhas podiam ser realizados com certa segurança. Os observadores faziam contatos com as forças da oposição (FSA - Free Sirian Army/Exército da Síria livre e suas subdivisões), bem como forças do governo (SAAF – Syrian Armed Forces/Forças Armadas da Síria), informando previamente itinerários, para evitar emboscadas. E, em alguns casos, recebeu alerta de que o acesso não seria permitido ou que era "arriscado" entrar em alguma área.Os militares tinham acesso a áreas dos rebeldes e do governo, ouviam a população e os combatentes de ambos os lados. Se havia abuso, detenções arbitrárias, excessos contra a população, eles relatavam.


As manifestações eram constantes, porém pacíficas durante os primeiros meses de missão.
Vídeo de manifestantes cercando o carro dos Observadores.
Entretanto, a partir do terceiro mês de missão, a segurança na cidade passou a ficar abaixo do aceitável, no dia 07 de julho, um comboio do Aleppo Team Site foi alvejado por 7 disparos de fuzil durante patrulha para a cidade de Safiriya, a 35 km de Aleppo. Os checkpoints no entorno da cidade eram mais intensos e por vezes os militares viram suas viaturas abordadas e cercadas de maneira enérgica por manifestantes. No dia 04 de agosto, a base do Allepo Tem Site foi atingida por vários tiros de fuzis, o que foi a gota d´agua para que os seus integrantes recebessem ordem para evacuar o local e retornar a Damasco.

Veículos blindados dos Observadores Militares atingidos por tiros de fuzis.
De acordo com relatos dos observadores, era notório que a situação nas cidades do interior da Síria era muito mais tensa do que na capital, porém no dia 15 de agosto, houve uma grande explosão em frente ao Quartel-General da UNSMIS devido aos conflitos que se tornavam mais intensos a cada dia. Quatro dias após o ocorrido, no dia 19 de agosto, o mandato da UNSMIS chegou ao seu final.

Grande explosão nas proximidades da base da UNSMIS em Damasco.
Resumo do Plano de Seis Pontos – Mr Kofi Annan
1. Comprometimento em trabalhar com o enviado especial em um processo político sírio inclusivo (ampla participação das partes);
2. Comprometimento em parar o conflito e alcançaro término, sob supervisão da ONU, de toda a violência armada;
3. Garantir a pronta oferta de Assistência Humanitária;
4. Dar acesso ao processo e intensificar o ritmo da libertação de pessoas presas arbitrariamente;
5. Assegurar a liberdade de movimento para a imprensa;
6. Liberdade de associação e direito de manifestação pacífica.
O documento completo do plano de Seis Pontos encontra-se disponível em inglês aqui.
Palavras de agradecimento - UNSMIS

General Robert Mood - Noruega.
Estamos realmente agradecidos ao suporte que o Brasil deu, permitindo que conseguíssemos estar aqui no país com rapidez. Temos um time eficiente aqui do Brasil que tem demonstrado muita coragem e liderança.
Estou orgulhoso e impressionado e, acima de tudo, agradecido com a coragem e o comprometimento que os militares brasileiros demonstraram todos os dias.
Gen Robert Mood
Noruega
Fonte: UN Website