Estágio de Proteção de Civis encerra o 2º dia

 Itaipava (RJ) - O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) encerrou na tarde desta quarta feira, 15 de julho, os trabalhos do segundo dia do Estágio de Proteção de Civis (POC) das Nações Unidas - Nível Tático, para os membros da Associação Latino-Americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ) e representantes de instituições nacionais.

Com duração de 4 dias, o estágio tem por objetivo fornecer orientação aos militares, policiais e componentes civis em missões de paz da ONU, que possuem em seus mandatos a proteção de civis. Neste segundo dia, os participantes foram apresentados ao Módulo de Treinamento Tático de POC e, ao fim do dia, um estudo de caso.

Hoje em dia, a maioria das missões de paz da ONU enquadradas no Capítulo VII possuem recomendações sobre POC. Missões como UNMISS, MONUSCO e MINUSTAH devem garantir a segurança ea estabilidade em relação a civis.

Para o Major da Polícia Militar de São Paulo, Hélio Tenorio dos Santos, Policial das Nações Unidas no Timor Leste no período de 2001 a 2003, o estágio superou bastante suas expectativas "hoje em dia o tema domina as missões da ONU, é uma tendência que vem crescendo e hoje é irreversível" afirmou o Major Hélio.

Participam do Estágio representantes militares e civis ligados às Forças Armadas, às Polícias Militares de São Paulo e do Rio Grande do Norte, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, ao Ministério das Relações Exteriores, à Universidade Federal Fluminense, à Universidade de Brasília, à Fundação Getúlio Vargas e ao Instituto Pandiá Calógeras. Entre os estrangeiros há representantes da Argentina, do Equador, do Chile, do Uruguai além de um instrutor convidado da Áustria.

POCIMG 0301POCIMG 0318POCIMG 0342POCIMG 0376POCIMG 0435

FaLang translation system by Faboba