2ª Assembleia Geral da ALCOPAZ
A ALCOPAZ é uma entidade formada pelos centros de treinamento para as Operações de Paz dos países latino-americanos e do caribe. Seus estados membros são: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. Os países observadores são: Canadá, Estados Unidos da América, França e Rússia. A Associação é voltada fundamentalmente para a capacitação e treinamento de integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança e Pessoal Civil que participem das Operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU.
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil contou com a colaboração de outras Organizações Militares para que a assembléia geral fosse realizada. O Forte de Copacabana, o Centro de Estudos de Pessoal, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola Superior de Guerra exemplificam esse apoio e muito contribuíram para o sucesso do evento.Durante a Assembleia, foram realizadas apresentações dos representantes dos países integrantes da ALCOPAZ, de funcionários da Organização das Nações Unidas, do Instituto Pearson (Canadá) e demais atores integrantes do ambiente multidimensional que caracterizam a atual tendência das Operações de Manutenção da Paz de natureza complexa. Nesse contexto, a programação propiciou o intercâmbio de informações entre os participantes contribuindo para a maior integração regional nos assuntos de treinamento e preparo para as OMP sob a égide da ONU.
Ao final da semana foi assinada a Ata da Assembleia que destaca vários tópicos em prol do aperfeiçoamento do treinamento para as Operações de Paz e na qual se registrou a passagem da Presidência e Secretaria “pro tempore” da República Federativa do Brasil para a República do Chile.
Desta forma, verificou-se a importância desse evento que ao fortalecer a Associação também contribuiu para a divulgação de lições aprendidas em Operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU.