CCOPAB realiza capacitação internacional em Coordenação Civil-Militar

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 12 de fevereiro a 1° de março de 2024, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Coordenação Civil-Militar (Civil-Military Coordination Course – CIMIC, em inglês), que teve como objetivo preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: nas duas primeiras semanas, na forma de ensino à distância, foram abordados temas do programa Core Pre-deployment Training Material (CPTM) e, na segunda semana, de forma presencial, foram abordados os temas do Specialized Training Material (STM) específicos da temática da Coordenação Civil-Militar.

A realização desta edição do CIMIC só foi possível em virtude do imprescindível apoio prestado pelos instrutores convidados: Coronel MAURICIO, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Major MOTA, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Capitão de Corveta SABRINA PASSOS, do Sr JOSUÉ SANTOS, antigo membro do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e da Dra. EDUARDA HAMANN, Coordenadora-Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), contribuindo sobremaneira para a preparação dos futuros capacetes azuis, a serem desdobrados no ambiente integrado das Missões de Paz.

No dia de hoje, ocorreu a Cerimônia de Encerramento do Estágio, na qual foram entregues os Certificados de Conclusão aos 33 discentes que frequentaram a capacitação, sendo 14 do Exército Brasileiro, 04 da Marinha do Brasil, 04 da Força Aérea Brasileira, 01 Policial Militar do Estado do Tocantins e 08 Civis, além de 02 militares oriundos do Peru e do Uruguai.

cimic fev24 001cimic fev24 002cimic fev24 003cimic fev24 004cimic fev24 005cimic fev24 010cimic fev24 006cimic fev24 007cimic fev24 008cimic fev24 009

FaLang translation system by Faboba