CCOPAB Realizou o Primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar de 2015

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 09 a 13 de março, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) de 2015.

O estágio tem por objetivo preparar os militares que exercerão atividades relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis, com ênfase na Coordenação Civil-Militar das Nações Unidas, além de Oficiais de Nações Amigas que irão participar da missão de paz e integrantes do meio acadêmico ou de órgãos de interesse. Durante a semana que permaneceram no CCOPAB, os alunos receberam instruções de acordo com o Material de Treinamento Especializado da ONU; Relações com a Mídia; Funcionamento de uma ONG e atividades desenvolvidos pela Viva Rio no Haiti; por fim, realizaram trabalho de grupo de atividade CIMIC.

A Sra Vivian Finger Krause, aluna do curso CIMIC e mestranda em Estudos Estratégicos pela UFF, com o tema "Relação Civil-Militar e Operações de Paz: a atuação do Exercito Brasileiro," afirmou que:
"¬- as lições aprendidas pela experiência pessoal de militares que participaram da MINUSTAH estão intimamente ligadas com a minha dissertação de mestrado e irão contribuir muito para o meu desenvolvimento acadêmico".

Para o Tenente Coronel Aviador Alexandre Nogueira de Souza, G9 do BRABAT/22, o que mais chamou a atenção foi o convívio com outros órgãos:

"- o estágio CIMIC permite o contato com diversos representantes de atores que integram o UN-CIMIC em uma missão de paz, como funcionários das Nações Unidas, de organizações governamentais e não governamentais ou de organizações internacionais. A interação não ocorre somente entre os alunos e o corpo docente, assim como discentes".

O Estágio contou com a participação de 44 alunos, sendo 19 do Exército, 2 da FAB, 7 da Marinha, 2 de Nações Amigas e 14 Civis.

1 - CIMIC - Agencia Fundos e Progamas da ONU2 - CIMIC -  G9 BRABAT3 - CIMIC - Fotos Ten. Garbino4 - CIMIC - STM Modulo 2 - U15 - CIMIC - Funcionamento de uma OI e atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha no Haiti

FaLang translation system by Faboba