CCOPAB realiza EAOP na cidade de Natal

 No período de 26 a 31 de outubro ocorrerá o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) em toda a região da grande Natal/RN. O EAOP é um exercício aplicado ao final do período de preparação dos Contingentes brasileiros que se deslocam para as diversas áreas de operações localizadas em países que possuem missões de paz sob a égide de Organismos Internacionais. Este será o 19º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti (BRAENGCOY, sigla em inglês – Brazilian Engineering Company) que seguirá para o Haiti, em novembro deste ano, para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH, sigla em francês - Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti). O 1º Grupamento de Engenharia e Construção (1º Gpt E), sediado em João Pessoa/PB, é a Grande Unidade responsável por gerenciar o preparo do 19º Contingente da BRAENGCOY. Esses militares estão concentrados nas instalações do 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb), realizando o preparo centralizado que começou no início do mês de outubro.

O EAOP, especificamente, é coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Organização Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ e vinculada ao Ministério da Defesa, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária. Nesta oportunidade, o CCOPAB está sendo empregado como ferramenta do 1º Gpt E, para realizar a avaliação final deste contingente militar de Engenharia antes do início do seu emprego no Haiti.

O Contingente de Engenharia, composto por 250 militares do Exército Brasileiro, possui 19 norte-riograndenses, além de militares naturais de outros Estados que servem em diversas Organizações Militares do Brasil. Eles, desde o início deste mês, receberam instruções de nivelamento e técnicas operativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

No período de 21 a 25 de outubro, a BRAENGCOY está realizando o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) nas instalações do Batalhão, sendo o último treinamento para executar o EAOP que será uma semana de intensas atividades com simulações de situações que poderão ocorrer durante o tempo que estiverem no Haiti.

O Exercício tem por objetivo avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em que serão empregados nas operações de paz. Além disso, serve para consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente. Durante esta semana (26 a 31 de outubro), de intensas atividades, são simuladas situações que poderão ocorrer durante o tempo em que estiverem no Haiti.

É importante ressaltar que a escolha da cidade onde ocorre o preparo do contingente é realizada levando-se em consideração diversos aspectos, dentre as quais, proporcionar as melhores condições para acolher todo o efetivo empregado, o que está sendo feito pelo 7º BE Cmb. Cada efetivo que segue para o Haiti provém de uma região do País, alternando-se a cada contingente. Como exemplo, os dois últimos grupos foram treinados nas cidades de Pindamonhangaba/SP e Aquidauana/MS.

Durante o exercício, dentro de sua área de responsabilidade, a tropa deve desenvolver e participar de diversas atividades sincronizadas conforme uma matriz de eventos, criada segundo os últimos acontecimentos ocorridos na área real da missão.

O Exercício conta com o apoio de acadêmicos de diversos segmentos da Universidade Potiguar, da Capitania dos Portos de Natal e de Órgãos de Segurança (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOESP/RN, Comando Geral de Polícia Militar, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Agência Central de Inteligência – ACI e Polícia Rodoviária Federal). Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício, que são desencadeadas com o auxílio dos integrantes apoiadores convidados e da própria população local. Dentre inúmeras situações e eventos, pode-se destacar o relacionamento com ONGs (Organizações Não-Governamentais); Ações Cívico-Sociais (ACISO) como por exemplo a inauguração das obras das Escolas Estadual General Antônio V.S. Rocha (Rua Tenente Siqueira, nº 6, bairro Tirol, dentro da Vila Militar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e da Escola Estadual Caffé Filho que fica dentro da área do 7º BE Cmb que, na oportunidade, também será feita atividades de recreação para as crianças daquele estabelecimento de ensino; diversas obras desencadeadas pela Arma de Engenharia, entre outras. Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de uma Companhia de Engenharia de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade na qual a tropa será inserida. O EAOP é, portanto, a última etapa do preparo desses militares antes de seguirem para a missão.

Na semana que se desenvolverá o exercício haverá grande circulação de pessoas e viaturas civis e militares pela região. Todas as manobras serão devidamente controladas e pede-se à população que não interfira nas ações, de forma que as simulações possam transcorrer normalmente, sem afetar a segurança das pessoas e das instalações públicas e privadas. Cabe ressaltar que este Exercício empregará munição de festim, específica para treinamento, não ocasionando nenhum risco para a comunidade.

O apoio dos moradores da região é de fundamental importância para o preparo dos militares que seguirão para o Haiti.

BRASIL! INTEGRAÇÃO!

eaop natal1eaop natal2eaop natal4eaop natal3

FaLang translation system by Faboba