O Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI) tem como objetivo a capacitação de civis que poderão atuar em ambientes de risco, proporcionando conhecimentos básicos de segurança e proteção, que poderão contribuir para a sua integridade física e mental nestes contextos.

Duração: O Estágio possui a duração total de uma semana, sendo realizado inteiramente na modalidade presencial nas instalações do CCOPAB e Organizações Militares que apoiam as atividades práticas do Estágio, sendo ministradas instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Matrícula: O Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis possui como limite máximo de matrícula 40 (quarenta) alunos por edição, podendo ser matriculados civis brasileiros, servidores públicos federais, estaduais e municipais, integrantes de organizações não governamentais (ONG) e do meio acadêmico, bem como civis de nações amigas, com possibilidade de desdobramento em ambientes instáveis, particularmente em missões de paz sob a égide de organismos internacionais.

Seleção: O Estágio integra as atividades de Instrução Militar sob responsabilidade do Comando de Operações Terrestres (COTER), na modalidade de estágio setorial, funcionando sob a responsabilidade do CCOPAB, no qual assessora o COTER na seleção dos profissionais. O CCOPAB se reserva o direito de priorizar a seleção de profissionais cujo perfil se encaixe no público-alvo do estágio:

I. Servidores públicos federais, estaduais e municipais que trabalham trabalharão em ambientes instáveis (principalmente profissionais de Direito - juízes, promotores, agentes penitenciários, etc. e/ou profissionais que trabalhem com cooperação técnica prestada);

II. Organizações da sociedade civil que trabalham em ambientes instáveis (ONGs, pesquisa de campo, etc.); e

III. Parcerias institucionais.

Idioma: Português

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação/Funcionamento: Portaria nº 169-COTER, de 04 de outubro de 2019.

epcaai 001 22epcaai 002 22epcaai 003 22epcaai 004 22epcaai 005 22epcaai 006 22

FaLang translation system by Faboba