CCOPAB inaugura o Team Site Sureen

Rio de Janeiro (RJ) - O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) concluiu a instalação de uma área de instrução que simula os locais onde operam os peacekeepers desdobrados nas diversas missões de paz.

Essas instalações, frequentemente localizadas em regiões isoladas, são estruturas modulares, compostas por contêineres, capazes de serem montadas ou desmontadas com bastante agilidade, tendo por finalidade oferecer um suporte logístico adequado para que os capacetes azuis possam cumprir a implementação do mandato nos seus arredores.

A nova área do CCOPAB conta com quatro contêineres de alojamento, duas salas de operações, um local para briefing, uma cozinha, dois banheiros e um contêiner destinado ao armazenamento de material, com capacidade para mais de mais de 30 alunos.

Essa estrutura foi projetada para simular o ambiente das missões de paz, visando que os alunos pratiquem os diferentes trabalhos realizados pelos observadores militares, policiais ou integrantes de tropa que vão desde atividades operacionais, como a execução de patrulhas, reconhecimentos, monitoramento de destruição de artefatos explosivos, confecção de relatórios e serviços, até tarefas logísticas rotineiras, como a confecção do próprio alimento, descontaminação de água de uso coletivo, operação de geradores e de outros materiais característicos desse tipo de missão.

Com a implantação dessa instalação, a preparação dos peacekeepers está sendo significativamente aprimorada, uma vez que a nova área possibilita simulações extremamente realistas das condições que serão encontradas no terreno. Essa iniciativa reforça o compromisso do CCOPAB com a paz e a segurança internacional, capacitando militares, policiais e civis a responder de maneira flexível e eficaz aos desafios que surgem em operações de manutenção da paz ao redor do mundo.

inauguracao ts sureen nov24 006inauguracao ts sureen nov24 003inauguracao ts sureen nov24 002inauguracao ts sureen nov24 005inauguracao ts sureen nov24 001

FaLang translation system by Faboba