• Home
  • Notícias do Centro
  • 2016
  • Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil promove a Igualdade de Gêneros no treinamento do 25º Contingente Brasileiro no Haiti.

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil promove a Igualdade de Gêneros no treinamento do 25º Contingente Brasileiro no Haiti.

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 28 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) concluiu o Estágio de Preparação para Comandantes de Subunidade e Pelotão (EPCOSUPEL), com a participação de oficiais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, integrantes do BRABAT 25 e BRAENGCOY 25.

O Estágio teve a duração de duas semanas e foi ministrado com ênfase na preparação para o desempenho das funções de comando de subunidade e pelotão de Força de Paz. As instruções abordaram não apenas a doutrina de Operações de Paz, como também a realização de prática controlada, facilitando o aprendizado.

ccopab gender 001
Oficial do segmento feminino realiza tarefas durante o treinamento de patrulha a pé mista

Foram discutidos assuntos relacionados à questão de gênero em Operações de Paz, Regras de Engajamento, Armamento Menos Letal e Técnicas de Progressão em Área Urbana, entre outros.

Referente à questão de gênero, os oficiais receberam instruções abordando a importância do trabalho conjunto de homens e mulheres nas Operações de Manutenção da Paz. Foi ressaltado o papel relevante da mulher em vários espectros das operações militares em ambiente de estabilização da paz, com o objetivo de ampliar a percepção do ambiente operacional, principalmente no que se refere à proteção de mulheres e crianças contra violência.

“[...] a valorização da questão de gênero no treinamento para as operações de paz é de suma importância, visto o aumento da participação [...] no número de mulheres empregadas em missões de paz. Essa preparação também é importante para o sucesso das missões de paz visto que a tropa tem contato direto com a população civil e deve ter uma preocupação especial com as mulheres e crianças.”

Capitão Luana Gutierrez, Comandante do Pelotão de Saúde na fase de preparação do BRABAT 25
ccopab gender 002
Palestra ministrada pela Doutora Renata Giannini (doutora em Estudos Internacionais pela Old Dominion University Norfolk/Estados Unidos da América) na formação de recursos humanos sobre a Perspectiva de Gênero nas Operações de Manutenção da Paz

Durante o treinamento no CCOPAB, é realizado um programa em que as futuras peacekeepers executam as mesmas tarefas, são submetidas aos mesmos níveis de dificuldade e, também, são avaliadas sob os mesmos critérios que os demais soldados da paz, proporcionando um sentimento de promoção de igualdade e valorização do trabalho conjunto de ambos os gêneros.

ccopab gender 003
Avaliação da conduta da patrulha a pé mista em área urbana

“[...] em nenhum momento me senti diferente dos demais estagiários do segmento masculino; pude desempenhar todas as atividades da mesma maneira e com o mesmo grau de cobrança.”

Capitão Luana Gutierrez, Comandante do Pelotão de Saúde na fase de preparação do BRABAT 25
ccopab gender 004
Oficiais do Exército Brasileiro vestindo o equipamento de proteção individual para a jornada de instrução

O Brasil está ampliando a participação de mulheres nas Operações de Manutenção da Paz. No 23º Contingente Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) alcançou-se uma grande evolução com a preparação do maior efetivo feminino já desdobrado pelo País em missões desta natureza, proporcionando condições para a consolidação da política de gênero nas Forças Armadas Brasileiras.

FaLang translation system by Faboba