19 de agosto: Sergio Vieira de Mello em nossa memória

Dezenove de agosto marca a data de falecimento de Sergio Vieira de Mello, Patrono do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Ilustre brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro, Sergio Vieira de Mello trabalhou na ONU por mais de 34 anos. A relevância de seus serviços prestados em prol da Organização valeu-lhe o respeito de todos. Seu nome é uma sólida referência na área internacional como um grande administrador de litígios, sempre escalado para missões difíceis que envolveram, entre outros desafios, a reconstrução de países devastados por conflitos armados.

Em 19 de agosto de 2003, quando atuava com Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque, Vieira de Mello foi vítima de um ataque suicida que também levou à morte outras 21 pessoas.

Para muitos, ele representava a personificação dos princípios e ideais da ONU. Com uma disposição fora do comum para ir ao campo, com a coragem dos homens de ação, o carisma dos grandes líderes, flexibilidade, pragmatismo e firmeza, produzia sempre resultados significativos ao final de suas negociações, mesmo as mais difíceis.

O então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, costumava afirmar que Vieira de Mello era “a pessoa certa para resolver qualquer problema”.

Esse valoroso brasileiro hoje empresta seu nome para a designação histórica do CCOPAB, inspirando, cada vez mais, os corações e as mentes dos boinas azuis e dos companheiros civis que passam por nossa Unidade.

Registramos nossa admiração e nossa referência, desejosos por continuar a contribuir por um mundo mais justo e humano, como foi a luta constante de Sergio Vieira de Mello.

Sergio Vieira de Mello

FaLang translation system by Faboba