CCOPAB realiza o Estágio de Coordenação Civil-Militar

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 13 a 17 de setembro de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), conduziu a segunda edição do Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) com o objetivo de preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: na primeira, na modalidade de ensino à distância (uma semana), foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. Na segunda, presencial (uma semana), assuntos do Specialized Training Material.

Fizeram parte dessa edição 44 estagiários, distribuídos da seguinte forma: vinte e cinco Capitães do Exército Brasileiro (da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/EsAO), seis Policiais Militares oriundos da(o) CBMGO, PMAL, PMBA, PMDF e PMPR e treze estagiários provenientes das seguintes instituições acadêmicas e internacional: PUC-Rio, UERJ, UNESP e IOM. A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) participou do CIMIC com um graduando da PUC-Rio (Relações Internacionais).

Além do Corpo Docente do CCOPAB e instrutores convidados, mereceu destaque, também, a participação dos seguintes palestrantes:

- Coronel Veterano Víctor Manual NUNEZ, da Força Aérea da Argentina;

- Sra. Eduarda HAMANN (Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz/REBRAPAZ); e

- Sra. SILVIA Corradi Sander, Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O Estágio de CIMIC do CCOPAB foi certificado pelo Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês) do Departamento de Operações de Paz da ONU.

cimic set21 001 cimic set21 002 cimic set21 003 cimic set21 004 cimic set21 005 cimic set21 006 cimic set21 007 cimic set21 008 cimic set21 009 cimic set21 010

FaLang translation system by Faboba