• Home
  • Notícias do Centro
  • 2020
  • CCOPAB realiza o Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado Maior para Operações de Paz (EPCOEM)

CCOPAB realiza o Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado Maior para Operações de Paz (EPCOEM)

Cascavel (PR) – No período de 01 a 04 de dezembro, cumprindo Diretriz de Preparação do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Centro Sergio Vieira de Mello), mediante a designação de uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), retomou suas atividades de preparação de contingentes ao conduzir o Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM).

O EPCOEM teve a finalidade de iniciar a preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR), e a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Cia E F Paz), do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel-RS), à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

A atividade foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de uma semana) e a segunda, presencial (uma semana), na sede da 15ª Bda Inf Mec (Cascavel-PR). Neste período, foram abordados assuntos do Core Pre-Deployment Training Material do Departamento de Operações de Paz da ONU.

Fizeram parte do EPCOEM, 20 (vinte) Oficiais, sendo 17 (dezessete) do Exército Brasileiro, 2 (dois) da Marinha do Brasil (CFN) e 01 (um) da Força Aérea.
Acompanharam o EPCOEM representantes do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Comando de Operações Terrestres e Departamento de Engenharia e Construção.

No final do estágio, no contexto do BI F Paz Mec e da Cia E F Paz, Oficiais do COTER, DEC e CCOPAB reconheceram, in loco, as atividades a serem realizadas por ocasião do Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL), previsto para o início de 2021.

ipmp dez20 001 ipmp dez20 002 ipmp dez20 003 ipmp dez20 004 ipmp dez20 005 ipmp dez20 006 ipmp dez20 007 ipmp dez20 008

FaLang translation system by Faboba