• Home
  • Notícias do Centro
  • 2020
  • CCOPAB participa de Workshop do Comitê Civil da Associação Latina americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ)

CCOPAB participa de Workshop do Comitê Civil da Associação Latina americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ)

No dia 06 de agosto de 2020, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello – participou do 1° Workshop Online promovido pelo Comitê Civil da Associação Latina americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ). O tema da atividade foi “Capacitação de Civis em Operações de Paz no âmbito da América Latina”. Como palestrantes, foram convidadas a Profa. Dra. Karla Pinheiro, docente da UNICURITIBA, e a Sra. Bia Albernaz Rocha de Oliveira, que possui experiências em missões da ONU no componente civil.

A Profa. Dra. Karla explanou sobre a pesquisa que está em andamento sobre capacitação de civis no âmbito da América Latina. Em sua apresentação, ela expõe o panorama atual da participação de civis nas missões das Nações Unidas e suas principais tarefas, bem como elencou os centros de treinamento internacionais de renome que oferecem a capacitação para este público-alvo. Como destaque, ressaltou a relevância de compreender o campo de atuação dos civis para que se possa adequar o programa curricular dos centros de treinamento, em particular, dos países integrantes da ALCOPAZ e, com isso, fazer com que as ofertas acadêmicas de cursos e estágios estejam mais próximas da realidade dos instruendos.

Por sua vez a Sra. Bia Albernaz fez menção sobre suas experiências em ações humanitárias nas missões da ONU. Ela participou em ações humanitárias na MONUSCO desde o Escritório de Direitos Humanos em Kinshasa, na Missão Política da ONU na Colômbia e novamente na RDC com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Segundo ela, os civis têm um amplo rol de tarefas nas missões da ONU.

A Major Christiane Lima e o Major Félix, instrutores do CCOPAB, participaram do workshop representando o Centro Conjunto.

workshop comite alcopaz ago20 001workshop comite alcopaz ago20 002workshop comite alcopaz ago20 003

FaLang translation system by Faboba