CCOPAB participa da 25ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Operações de Paz

LIMA (PERU) - Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, representado por seu Comandante, Coronel Marco Antônio Estevão Machado, pelo Chefe da Divisão de Doutrina, TC (FAB) Rogério Ayres Vasconcellos e pelo Instrutor da Divisão de Educação e Treinamento, Maj PM Alexandre Grevy Magacho Barcellos, participou da 25ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Operações de Paz (IAPTC - sigla em inglês), realizada em Lima, Peru.

O objetivo da IAPTC é facilitar a comunicação e o intercâmbio de informações, bem como divulgar as melhores práticas de educação e treinamento relacionados às operações de paz, realizadas sob a égide da ONU.

No ano de 2019, o tema da IAPTC foi ''Preparação para operações eficazes de paz: Renovando o compromisso e fortalecendo parcerias”. A conferência contou com a participação de especialistas militares, policiais e civis, dedicados ao treinamento, educação e aprendizado em operações de manutenção da paz, oriundos de 60 (sessenta) países e 100 (cem) organizações localizadas nos cinco continentes.

A delegação brasileira foi chefiada pelo General de Divisão Kleber Nunes Vasconcellos, Chefe de Missões de Paz, Aviação e IGPM do COTER. Participaram, ainda, militares do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, do Estado-Maior do Exército e policiais militares. A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Operações de Paz se fez representar por meio da Profa. Karla Pinhel Ribeiro, da UNICURITIBA.

Como conferencistas, o Brasil se fez representar pelo General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) e pela Dra Eduarda Hamann, parceira do CCOPAB na REBRAPAZ, ambos por vídeoconferência. O Maj PMGO Barcellos, instrutor do CCOPAB, participou como palestrante do workshop sobre “Teoria da mudança aplicada dos processos de construção da paz."

Conferencia iaptc out19 001 Conferencia iaptc out19 002 Conferencia iaptc out19 003 Conferencia iaptc out19 004 Conferencia iaptc out19 005 Conferencia iaptc out19 006 Conferencia iaptc out19 007 Conferencia iaptc out19 008 Conferencia iaptc out19 009 Conferencia iaptc out19 010 Conferencia iaptc out19 011 Conferencia iaptc out19 012

FaLang translation system by Faboba