• Home
  • Notícias do Centro
  • 2019
  • CCOPAB realiza o estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) para cadetes da AMAN, das PMs e estudantes universitários

CCOPAB realiza o estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) para cadetes da AMAN, das PMs e estudantes universitários

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 5 a 9 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello realizou o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Esta atividade teve como público-alvo Cadetes do 4 º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), cadetes das Polícias Militares e estudantes de instituições universitárias integrantes da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

O objetivo do estágio foi preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na Coordenação Civil-Militar (CIMIC).

O Estágio possibilitou a integração e troca de experiências entre os 38 (trinta e oito) participantes, distribuídos da seguinte forma: 19 (dezenove) cadetes do Exército Brasileiro, 2 (dois) cadetes da Namíbia, 1 (um) cadete do Paraguai, 1 (um) cadete da Guiana, 3 (três) cadetes da Polícia Militar do Maranhão, 1 (um) cadete da Polícia Militar da Paraíba, 3 (três) cadetes da Polícia Militar de São Paulo e 8 (oito) civis das seguintes instituições:

2 (dois) do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR)

2 (dois) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)

2 (dois) da Universidade Estadual de São Paulo ( UNESP ) Campos Marília

2 (dois) do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Entre os instrutores, participaram como convidados seguintes militares e civis : Cel PM RR HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS e Maj PM FERNANDA SANTOS PEREIRA DA SILVA, ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; 1º Ten THIAGO DE LIMA LOBATO, do 5º Batalhão de Infantaria Leve; 1º Sgt GEISON COSTA DOS SANTOS, do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado; e Sr JOSUÉ CARLOS SOUZA DOS SANTOS, assistente de campo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Operação Acolhida.

Por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, realizados em inglês, os estagiários tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente diversificado, muito semelhante à muldimensionalidade característica das operações de paz. Ao final, os alunos foram agraciados com o diploma de conclusão auferido àqueles que obtiveram sucesso nas atividades propostas.

IMG 9463IMG 9506IMG 9519IMG 9525IMG 9549IMG 9550IMG 9812IMG 9819IMG 9838IMG 9845IMG 9493IMG 9567IMG 9586IMG 9629IMG 9677IMG 9685IMG 9736IMG 9743IMG 9747IMG 9459

FaLang translation system by Faboba