CCOPAB realiza o estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) para cadetes da AMAN, das PMs e estudantes universitários
Rio de Janeiro (RJ) – No período de 5 a 9 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello realizou o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Esta atividade teve como público-alvo Cadetes do 4 º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), cadetes das Polícias Militares e estudantes de instituições universitárias integrantes da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).
O objetivo do estágio foi preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na Coordenação Civil-Militar (CIMIC).
O Estágio possibilitou a integração e troca de experiências entre os 38 (trinta e oito) participantes, distribuídos da seguinte forma: 19 (dezenove) cadetes do Exército Brasileiro, 2 (dois) cadetes da Namíbia, 1 (um) cadete do Paraguai, 1 (um) cadete da Guiana, 3 (três) cadetes da Polícia Militar do Maranhão, 1 (um) cadete da Polícia Militar da Paraíba, 3 (três) cadetes da Polícia Militar de São Paulo e 8 (oito) civis das seguintes instituições:
2 (dois) do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR)
2 (dois) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)
2 (dois) da Universidade Estadual de São Paulo ( UNESP ) Campos Marília
2 (dois) do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)
Entre os instrutores, participaram como convidados seguintes militares e civis : Cel PM RR HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS e Maj PM FERNANDA SANTOS PEREIRA DA SILVA, ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; 1º Ten THIAGO DE LIMA LOBATO, do 5º Batalhão de Infantaria Leve; 1º Sgt GEISON COSTA DOS SANTOS, do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado; e Sr JOSUÉ CARLOS SOUZA DOS SANTOS, assistente de campo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Operação Acolhida.
Por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, realizados em inglês, os estagiários tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente diversificado, muito semelhante à muldimensionalidade característica das operações de paz. Ao final, os alunos foram agraciados com o diploma de conclusão auferido àqueles que obtiveram sucesso nas atividades propostas.