CCOPAB realiza Videoconferência com especialista da ONU em Ação contra Minas

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello realizou, no dia 2 de agosto, uma videoconferência no contexto do Estágio de Ação Contra Minas, cujo objetivo é preparar militares que serão desdobrados na Colômbia, como parte da missão desminagem humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA). Participaram do evento, desde a cidade de Nova York, o Gen Ex Gerson Menandro Garcia de Freitas, Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU, o Cel Márcio Carneiro Barbosa, Assistente do Conselheiro Militar e o Senhor Alexander Riebl, especialista em desminagem do Serviço de Ação Contra Minas da ONU.

O Gen Menandro fez a abertura dos trabalhos e falou da importância da participação brasileira em missões de desminagem humanitária. Em seguida, o Sr Alexander Riebl falou sobre o Serviço de Ação Anti-Minas das Nações Unidas (UNMAS), ligado ao Departamento de Operações de Paz (DPO), esclarecendo sobre seus desafios no atual contexto das missões de paz.

O Cel Barbosa, Assistente do Conselheiro Militar, falou sobre aspectos relevantes desta atividade, além de apresentar as lições apreendidas quando de sua participação na missão de desminagem humanitária na Nicarágua.

Destaca-se que o Estágio de Ação Contra Minas é ministrado no idioma Espanhol. Assim sendo, a participação do Sr. Alexandre Riebl implicou na utilização da cabine de tradução simultânea, que foi dirigida pelo Maj Israel Alves de Souza Júnior, Adjunto da Seção de Tradutores e Intérpretes, auxiliado pelo Asp Vagner Leite Rangel, Auxiliar da Seção de Tradutores e Intérpretes. Este recurso permitiu que os estagiários recebessem em tempo real a tradução do inglês das informações, proporcionando uma maior interação e permitindo o atingimento do objetivo estabelecido.

VC acao contra minas ago19 001VC acao contra minas ago19 002VC acao contra minas ago19 003VC acao contra minas ago19 004

FaLang translation system by Faboba