• Home
  • Notícias do Centro
  • 2019
  • CCOPAB realiza o Estágio de Preparação para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC)

CCOPAB realiza o Estágio de Preparação para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC)

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello realizou, entre os dias 15 e 19 de julho, o Estágio de Preparação para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC).

O EPJAIAC contou com a presença 35 (trinta e cinco) profissionais de imprensa, de todas as regiões do Brasil e tem como objetivo capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes de conflitos armados ou em missões de paz sob a égide das Nações Unidas.

O Cel Machado, Comandante do CCOPAB, apresentou o Centro e as atividades realizadas em prol da preparação de militares, policiais e civis para participarem de missões de paz. Ainda no primeiro dia, representantes das Forças Singulares estiveram presentes, oportunidade em que seus puderam apresentar as ações empreendidas no âmbito da Comunicação Social. O Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert representou Marinha; o Coronel Aviador André Luís Ferreira Grandis, falou sobre a Força Aérea e o Cel Alexandre Guerra explicou o o ponto de vista do Exército , em especial no relacionamento com a imprensa.

A rotina de trabalho no Estágio foi intensa, com diversas atividades teóricas e práticas. Os estagiários participaram das seguintes instruções: primeiros-socorros; progressão em áreas de risco; combate a incêndio; minas e procedimentos em áreas suspeitas; comunicação e negociação; defesa química, biológica, radiológica e nuclear; efeito de armas de fogo; noções básicas de orientação; noções de mecânica básica; e preparo de ração operacional. A fim de praticar as instruções ministradas, os alunos participaram de uma jornada no terreno, que foi conduzida na quarta feira.

Participaram do EPJAIAC como instrutores convidados o Coronel Carlos Frederico Gomes Cinelli, do Exército Brasileiro; a Promotora de Justiça Militar Dra. Najla Palma; o 1º Ten do CBBMG Pedro Doshikazu Pianchao Aihara, do CBMMG; o Sr Marcelo Rech; e o Sr Betinho Casas Novas. Todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados.

Coroando o EPJAIAC, foi entregue aos estagiários o diploma de conclusão, em cerimônia que foi presidida pelo Cel Machado, Comandante do CCOPAB, acompanhado pelo Cel Fábio Negrão de Souza, Chefe da Divisão de Missões de Paz do Comando de Operação Terrestres (COTER) e do Maj Marcus Alves do CCOMSEx.

estagio jornalistas jul19 001 estagio jornalistas jul19 002 estagio jornalistas jul19 003 estagio jornalistas jul19 004 estagio jornalistas jul19 005 estagio jornalistas jul19 006 estagio jornalistas jul19 007 estagio jornalistas jul19 008 estagio jornalistas jul19 009 estagio jornalistas jul19 010 estagio jornalistas jul19 011 estagio jornalistas jul19 012 estagio jornalistas jul19 013 estagio jornalistas jul19 014 estagio jornalistas jul19 015 estagio jornalistas jul19 016 estagio jornalistas jul19 017 estagio jornalistas jul19 018 estagio jornalistas jul19 019 estagio jornalistas jul19 020

FaLang translation system by Faboba