CCOPAB auxilia na preparação de instrutores de guerra na selva a serem desdobrados no Congo

Rio de Janeiro, RJ - No período de 20 a 24 de maio de 2019, foi conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello - a Instrução de Preparação para Missões de Paz (IPMP-2019/2). Esta atividade teve como objetivo preparar os militares selecionados segundo os padrões de treinamento estabelecidos para os capacetes azuis da ONU. Para isto, foram abordados o material pré desdobramento e realizado um exercício prático após a conclusão das instruções teóricas. Encerrando as instruções, houve o compartilhamento de experiências com militares que recentemente retornaram da missão.

O Jungle Warfare Training Team(JWTT) se caracteriza por ser uma equipe móvel de treinamento, composta de instrutores especialistas em combate de selva. Eles serão empregados pela Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), no treinamento das tropas integrantes da Force Intervention Brigade, composta por batalhões da África do Sul, Do Malauí e da Tanzânia. É importante destacar que é a primeira vez que este tipo de treinamento será conduzido na área de missão, fato este que tem atraído o interesse de todo o Departamento de Operações de Paz da ONU. A equipe é composta por 14 militares, sendo 1 (um) da Marinha , 12 (doze) do Exército e 1 (um) da FAB.No Congo, serão chefiados pelo TC EB Adelmo de Sousa Carvalho Filho.

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Cel Marco Antônio Estevão Machado, Cmt do CCOPAB, acompanhado pelo Cel Fábio Negrão de Souza, Chefe da Divisão de Missões de Paz do COTER e de instrutores nacionais e estrangeiros que participaram do treinamento. Nesta oportunidade, foi realizada a entrega dos Certificados de Conclusão, o que assegura aos integrantes do JWTT as condições requeridas ao seu desdobramento na MONUSCO.

IMG 6634IMG 6945IMG 6965IMG 6967IMG 6665IMG 6735IMG 6519IMG 6526

FaLang translation system by Faboba