Curso de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis é realizado no CCOPAB

Preparar civis que necessitem atuar em contextos instáveis devido à missão ou às atividades especiais exercidas é o objetivo de curso desenvolvido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), em parceria com o Instituto Igarapé. Aproximadamente 25% dos países em que o Brasil manteve cooperação técnica neste século são considerados frágeis, em virtude de conflitos passados ou correntes, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Banco Mundial.

Realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro, o Curso de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis apresentou instruções teóricas e atividades práticas de assuntos como primeiros socorros; combate a incêndio; condutas em estruturas colapsadas; efeitos de armas de fogo; condução e manutenção de viaturas; ações em campos minados ou com armadilhas; defesa química, bacteriológica, radiológica e nuclear; ataques terroristas e orientação em campo.

O Curso contou com o apoio da Escola de Instrução Especializada (EsIE) e do Centro de Instrução Especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CIEB), reunindo como aluno representantes da Polícia Federal, Tribunal de Justiça Militar, Ministério Público Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (RJ), Embrapa, Action Aid, Universidade de Brasília, Centro Universitário Curitiba, Pontifícia Universidade Católica (RJ) e Instituto Igarapé. “O Curso contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional. Hoje, posso agir com mais segurança em locais instáveis. O Curso também me propiciou integração entre diversas instituições públicas e privadas, possibilitando uma grande troca de experiências”, relatou Anne Elise Ferreira Valin, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro e aluna do curso.

CursoCivis 001CursoCivis 002CursoCivis 003CursoCivis 004

FaLang translation system by Faboba