CCOPAB prepara militares para missões de Desminagem Humanitária

Capacitar militares brasileiros e de nações amigas a serem Monitores ou Supervisores em missões de Desminagem Humanitária sob a égide de organismos internacionais foi o objetivo do Estágio realizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). O Estágio de Desminagem Humanitária 2017 foi concluído no dia 14 de julho, após cinco semanas de trabalhos teóricos e práticos.

Desminagem 2017 001
 
Desminagem 2017 002
 

O Estágio, realizado no idioma espanhol, teve duas semanas iniciais de Ensino a Distância (EAD), seguidas de outras três presenciais. Durante a fase EAD, foram abordados pelo CCOPAB temas como: cenário mundial de ações contraminas; missões e programas sob a égide de organismos internacionais; educação para o risco de minas (ERM);e assistência a vítimas.

Nas semanas presenciais, os estagiários puderam ter contato e praticar assuntos relativos à aplicação operacional e gestão de uma Organização de Desminagem Humanitária (ODH), procedimentos relativos à neutralização e destruição de minas e artefatos explosivos, além de tópicos referentes ao planejamento e condução das atividades de monitor e supervisor de desminagem humanitária.

Desminagem 2017 003
 
Desminagem 2017 004
 

Desminagem 2017 005

Completaram o Estágio de Desminagem Humanitária no CCOPAB 20 militares do Exército Brasileiro, 3 do Exército da Colômbia, 2 do Exército do Paraguai e 1 do Exército Argentino.

Desminagem 2017 006

FaLang translation system by Faboba