Trinta e oito jornalistas e assessores de imprensa participam de estágio no CCOPAB

Capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes de conflitos armados ou missões de paz sob a égide das Nações Unidas foi o objetivo de estágio realizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) entre os dias 19 e 23 de junho. Sob supervisão do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), o Estágio de Preparação para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC) contou com a presença de trinta e oito profissionais de imprensa, de todas as regiões do Brasil.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 001
Estagiários e instrutores no CCOPAB

A rotina de trabalho no Estágio foi intensa, com diversas atividades teóricas e práticas. A abertura foi feita pelo Comandante do CCOPAB, que apresentou o Centro e as atividades realizadas em prol da preparação de militares, policiais e civis para participarem de missões de paz. Ainda no primeiro dia, o jornalista Ari Peixoto, da Rede Globo, apresentou palestra acerca suas experiências em áreas de risco no Rio de Janeiro e no exterior, destacando a segurança como principal fator na prática jornalística.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 002
Abertura com o Comandante do CCOPAB
Jornalistas Assessores Imprensa 2017 003
Jornalista Ari Peixoto

A Jornalista Vera Araújo, do Jornal “O Globo”, trouxe ao Estágio suas experiências profissionais e dificuldades enfrentadas em coberturas em locais perigosos. Já a Promotora Najla Palma abordou os Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário em sua palestra.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 004
Jornalista Vera Araújo
Jornalistas Assessores Imprensa 2017 005
Promotora Najla Palma

Os Centros de Comunicação das três Forças Armadas estiveram presentes no Estágio. Cada Força apresentou seu Centro de Comunicação e as ações empreendidas. O próprio Chefe do CComSEx, General de Divisão Rego Barros, ministrou palestra aos estagiários, expondo o que é feito pelo Exército em ações voltadas à Comunicação Social, em especial no relacionamento com a imprensa.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 006
Chefe do CComSEx

Diversas atividades práticas foram realizadas. Os estagiários participaram de instruções como: primeiros-socorros; progressão em áreas de risco; conduta em estruturas colapsadas; combate a incêndio; procedimentos em campos minados; comunicação e negociação; defesa química; efeito de armas de fogo; e preparo de ração operacional. A fim de praticar as instruções ministradas, um exercício no terreno foi montado na noite do penúltimo dia de Estágio, em sistema de oficinas. A Escola de Instrução Especializada (EsIE), o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAADEx), Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB) e a Companhia de Precursores Paraquedistas (Cia Prec PQDT) apoiaram as atividades práticas.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 007
Procedimento em campos minados
Jornalistas Assessores Imprensa 2017 008
Progressão em áreas de risco
Jornalistas Assessores Imprensa 2017 009
Combate a incêncio

Coroando o EPJAIAC, o Estágio teve palestra com Rodrigo Pimentel, Ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro e assessor de segurança, como última atividade antes da cerimônia de diplomação.

Jornalistas Assessores Imprensa 2017 010
Rodrigo Pimentel
FaLang translation system by Faboba