CCOPAB contribui com capacitação de Batalhão disponibilizado ao UNPCRS em Juiz de Fora

Preparar o Batalhão de Infantaria disponibilizado ao Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) a ser empregado no exterior sob a égide das Nações Unidas é o objetivo do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) em Juiz de Fora-MG.

Realizado entre os dias 5 e 9 de junho, o exercício é coordenado pela 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) e tem o apoio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). A finalidade do exercício é proporcionar ao Batalhão de Infantaria disponibilizado ao UNPCRS ações práticas do CPTM (Core Pre-deployment Training Materials), material básico a todos que participam de missões de paz das Nações Unidas. O CPTM engloba assuntos como estrutura legal das Nações Unidas; direitos humanos; proteção à criança; mulher, paz e segurança; exploração e abuso sexual; meio ambiente; logística e regra de engajamento.

O Brasil, por meio do Exército Brasileiro, mantém o preparo de um Batalhão de Infantaria de Força de Paz, uma Companhia de Engenharia de Força de Paz e uma Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz em caráter permanente. Atualmente, o 10º Batalhão de Infantaria Leve (Montanha), sediado em Juiz de Fora e subordinado à 4ª Bda Inf L (Mth), é a Organização Militar base do Batalhão preparado para o PCRS.

UNPCRS
Os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam à disposição tropas e pessoal especializado a serem empregados na busca da paz, sob a égide das Nações Unidas, em local e momento oportuno. O UNPCRS (Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas - United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) tem o objetivo de estabelecer um processo dinâmico entre a ONU e os Estados-Membros, de modo a assegurar prontidão adequada das tropas de força de paz disponibilizadas.

010205060403

 

FaLang translation system by Faboba