Terceiro dia do EAOP marca uso progressivo da força pelo 26º BRABAT e emprego da Aviação do Exército

O terceiro dia de atividades do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) exigiu do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT) o emprego de muitas habilidades que serão necessárias na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Entre elas, destaca-se o uso progressivo da força, que consiste na seleção adequada das ações da tropa, em resposta a evolução de uma situação adversa. Esta habilidade foi testada por meio de uma simulação de briga entre gangues rivais. O evento simulado exigiu a intervenção de militares brasileiros.

Outro destaque do dia foi a utilização das aeronaves Jaguar e Esquilo, do 1º Batalhão de Aviação do Exército, no Exercício. O BRABAT 26 pôde ser avaliado em como utilizar o apoio aéreo em situações que necessitem reações rápidas.

CCOPAB avalia de acordo com normas internacionais

O objetivo do CCOPAB no EAOP é certificar o preparo do BRABAT 26, de acordo com as normas das Nações Unidas. Tais normas norteiam a certificação de todas as tropas que são empregas em missão de paz.

A sistemática de avaliação consiste em acompanhar as frações do Batalhão durante o evento, observar como a tropa se comporta e avaliar os procedimentos feitos, a fim de gerar oportunidades de melhorias. Militares de todo o Brasil, que já foram ao Haiti em outros contingentes, auxiliam a avaliação do 26º BRABAT. O objetivo é que no final do exercício, todo o 26º BRABAT, do Comandante ao mais novo soldado, obtenha êxito na certificação.

FaLang translation system by Faboba