Simpósio de Cooperação Civil-Militar em Operações de Paz - 2º Dia

Proferiu a primeira palestra da manhã o Cap RODRIGUES, coordenador do CIMIC, tratando da “Ambientação sobre a MINUSTAH”. Na sequência, apresentaram importantes palestras a Sra SIMONE ROCHA, representante dos Médicos Sem Fronteiras, tratando das “Atividades desenvolvidas pelo MSF no Haiti, pós-terremoto”.

Durante a tarde, o Ten Cel CBM LOUREIRO, que comandou a equipe de resgate dos bombeiros imediatamente após o terremoto no Haiti, palestrou sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro no trabalho incrível de retirar vítimas dos escombros no dias que se seguiram à catástrofe no Haiti. Em seguida, palestrou sobre as “Atividades desenvolvidas pela CIA E F Paz no Haiti, no pós-terremoto”, o 1º Ten VALDETARO, que, além de instrutor do CI Op Paz, também esteve na missão de resgate em conjunto com a equipe do Ten Cel CBM LOUREIRO. Nas palavras da pesquisadora do CIOpPaz e aluna do curso de Relações Internacionais do Ibmec, ALIK BARBOSA , “as palestras do CBM e do Tenente VALDETARO foram muito elucidativas, com relação às atividades realizadas no período imediato do pós-terremoto, demonstrando a coordenação entre o CBM e o BRABATT, mais especificamente o BRAENGCOY”, e referiu ainda que “a metodologia das apresentações é dinâmica e amostral, dando-nos possibilidade de ter real noção das conseqüências de uma catástrofe da magnitude do terremoto no Haiti”.

Também o Sr Coronel PEDRO AURÉLIO DE PESSÔA, Comandante do CI Op Paz, proferiu palestra a respeito das “Atividades desenvolvidas pelo BI F Paz no Haiti, no pós-terremoto”.

O segundo dia do Simpósio CIMIC encerrou-se com a palestra “Dinâmicas de grupo e gerenciamento de matriz SWOT”, ministrada pelo 2º Ten REIS, do Centro de Estudos de Pessoal.

 01020306070809101112

FaLang translation system by Faboba