Militar do C I Op Paz no Sweden Internacional Training Center

Das terras escandinavas, no mês de fevereiro, o CIOpPaz já tinha tido a honra de receber a visita do Vice Ministro de Defesa da Noruega, o Sr. Espen Barth Eide. Existe entre os países escandinavos um elevado nível de cooperação e integração no que concerne ao preparo para as operações de paz. Tal ambiente facilita a colaboração entre nações amigas. Outro ponto de afinidade é o fato de a nobilíssima figura da rainha consorte da Suécia, Sílvia Renate Sommerlath, ter vivido no Brasil dos quatro aos catorze anos, quando o pai alemão e a mãe brasileira, após a Segunda Guerra Mundial, mudaram-se para São Paulo. Em contrapartida, temos a presença de nossa “rainha do futebol”, a atleta Marta, reverenciada em toda a Escandinávia, por ter o condão de fazer mágica com a bola.

Serão duas intensas semanas em que, mais do que colimar o objetivo principal do curso de habilitar oficiais para o desempenho de funções de Cmt Pel e Cmt Cia em operações de manutenção de paz, a atividade permitirá um importante intercâmbio cultural.

Neste ano, o UNJOC reuniu oficiais, alunos e instrutores de 10 países com militares representantes da Mongólia, Togo, Nigéria, Cingapura, Suíça, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Finlândia e Brasil. Além das instruções teóricas previstas nas instalações do SWEDINT, o curso culminará com a realização de um exercício no terreno (neve!) de duração de dois dias.

00 02040506070809

FaLang translation system by Faboba